segunda-feira, 4 de março de 2013

VOLKSWAGEN SP2: O CLÁSSICO JOVEM


A BELEZA DO VISUAL CHAMAVA A ATENÇÃO


 Durante os anos 70 o Brasil enfrentava os piores anos da ditadura. Os Militares reprimiam qualquer atividade considerada uma ameaça a integridade da nação. Durante este período, o mercado brasileiro estava fechado a importações e poucos esportivos eram fabricados aqui nas terras tupiniquins. Dentre eles se destacavam o karmann Ghia e o Karmann Ghia TC, além do Puma.
  
Naquela época a Volkswagen brasileira desfrutava de uma certa independência da sua matriz alemã (diferente dos dias atuais). Então em 1969 teve início de forma independente um projeto de um carro esportivo, de carroceria leve e totalmente nacional. O projeto foi chamado de “X” e era liderado pelo engenheiro Senor Schiemann.

LEVEZA DAS LINHAS
  
  Somente em 1972 o Volkswagen SP ganhou as ruas. Inicialmente era equipado com motor boxer de 1600cc montado sob a plataforma da Variant. Essa configuração acabou não vingando, e logo a versão com motor 1700 ganhava as concessionárias. Existem divergências sobre a origem do nome SP, para alguns seria uma homenagem a São Paulo, estado onde o projeto foi idealizado, para outros seria  as iniciais de Sport Prototype.

POUCO ESPAÇO PARA MALAS CARACTERIZAVAM O ESPORTIVO
  
  O acabamento do SP2 rompia a simplicidade dos VW. Bancos anatômicos revestidos em couro, cintos de segurança três pontos (novidade para a época), painel completo com velocímetro e hodômetro parcial, conta-giros, marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio, além de freios a disco na dianteira.
Segundo os testes da revista 4 Rodas da época, o SP2 com motor 1700 gerava 75 cavalos, com dupla carburação, fazia de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos e chegava aos 153 km/h. A estabilidade era considerada boa equipado com pneus radiais.

REQUINTE NO INTERIOR

  Apesar de toda a beleza do projeto, o SP2 era um carro muito caro, era possível comprar dois Fuscas 1300 com o preço de um SP2. O peso elevado devido à carroceria ser fabricada em aço não ajudava, os principais concorrentes eram fabricados em fibra, concedendo-lhes uma maior agilidade. Assim, em 1976 o carro saiu de linha, deixando um total de 10.207* unidades fabricadas (670 deles exportados para a Europa e outros países).

  Hoje em dia o Volkswagen SP2 continua fascinando muitas pessoas e é motivo de orgulho para quem conseguiu conservar um na garagem.

*Números não confirmados pela fábrica.

Confira a matéria da 4 Rodas avaliando o Volkswagen SP2 clicando no link (Edição 144 pág 36 ano 1972) CLICANDO AQUI

Faça o download da tabela de regulagem dos carburadores Brosol Solex para a linha Volkswagen CLICANDO AQUI


Excelente matéria do Flavio Gomes analisando o Volkswagen SP2:




Ficha técnica – Volkswagen SP2
Produção
1972-1976
Classe
Esportivo
Carroceria
Dois volumes e meio
Motor
1.678 cc, 75 cv (5000 rpm)
Caixa de velocidades
4 marchas
Layout
2 lugares
Comprimento
4217
Largura
1610
Altura
1158
Peso
890

REGULAGEM RECOMENDADA PARA O CARBURADOR SOLEX DO O SP2

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www.forumfuscabrasil.com





3 comentários:

COMPRO MOTOR SP2 COM NUMERAÇÃO BL
ralfsebold@hotmail.com

Alguém sabe a onde eu encontrar aquelas argolas cromadas de plástico que saíram na roda da mangels no sp2 ...que iam encaixadas nas panelinhas de ventilação de ar ???? Pra quem souber meu email fabio.ar@hotmail.com

Alguém sabe a onde eu encontrar aquelas argolas cromadas de plástico que saíram na roda da mangels no sp2 ...que iam encaixadas nas janelinhas de ventilação de ar ???? Pra quem souber meu email fabio.ar@hotmail.com

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