São Borja Fusca Clube

Brasília do Associado Adilson

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Fusca do Associado Everton

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Fusca do Associado Nilton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Henrique

segunda-feira, 27 de maio de 2013

German Look, Conhecendo este estilo!

Pouca gente sabe o que é German Look no Brasil, mas mundo afora é um dos estilos mais adotados como linha para customização. A maioria dos projetos sérios de tuning seguem alguma linha de estilo. Assim nasceram os Dub Stile, Euro Look, JDM, Muscle Cars entre outros termos que os apaixonados por veículos costumam citar e deixar os amigos que gostam de futebol de cabelo em pé.

German Look e Euro Look se misturam quando tentamos definir o que é este estilo de customização. A formação deste movimento data da década de 70, quando os alemães pegavam Volkswagens 1302 e 1303 e os tornavam veículos com desempenho compatíveis com as auto estradas alemãs sem limite de velocidade, as famosas autobahn.

Por ser um tuning voltado realmente a melhorar as características dinâmicas de um carro, o German Look é um dos estilos mais preferidos pelos europeus para modificar os seus carros já que é muito comum estradas com limites de velocidade altos ou competições amadoras acessíveis. 

No início geralmente só modelos Volkswagen eram “tunados” com este estilo, porém hoje em dia é comum vermos outros carros de marcas variadas seguindo essa tendência. A facilidade para aplicação de peças da Porsche nos modelos da Volks foi a grande responsável pela rápida disseminação da moda.

O Porsche 356 possuia cerca de 50% das peças em comum com um Fusca convencional. Com o tempo, a evolução da Porsche levou-a a construção de um modelo totalmente novo, o mítico 911, que foi lançado em 1964, porém este modelo também é utilizado como doador de peças para os “German Look”.

A prática de transformar Fuscas em “Porsches camuflados” foi se tornando popular e adquirindo mais adeptos pela facilidade e pela beleza que geralmente era conseguida com essas transformações, beleza mecânica, pois a última coisa que um alemão pensa ao tunar um carro é como ele vai ficar visto e sim como ele será rápido!

Um German look é geralmente reconhecido por dois detalhes básicos: Rodas com tala bem mais larga do que a original, visando obter o máximo de aderência possível em curvas, já que a suspensão dos carros não eram tão boas quanto as de hoje e para-lamas alargados para caberem essas rodas. 

Junto a esse pacote, podemos ter, ou não modificações externas, mas geralmente tentam manter o carro o mais original possível, no máximo utilizando acessórios originais da marca, mesmo de modelos mais novos. 

Lógico que essas modificações não teriam a maior necessidade sem um motor mais potente, e obrigatoriamente os carros que seguem este estilo devem ter upgrades que os tornem mais rápidos em aceleração e velocidade máxima. 

Alterações no sistema de direção, freios e suspensão, geralmente são necessárias para o carro passar a possuir ajustes de camber, caster e convergência, além de frearem com maior eficiência durante as horas de diversão.

O Interior de um German Look deve ser luxuoso, mas sem nenhum acessório que deixe o carro pesado em demasia, afinal, a palavra ordem é desempenho e não beleza. São admitidos acessórios de carros de outras épocas no caso de carros antigos, porém sempre aplicados com a descrição “germanica”.

A fabricante de rodas BBS se consagrou junto ao mundo por ser praticamente um item de série nos carros esportivos europeus nos anos 80 e 90. Hoje os seguidores do German Look que possuem Fuscas tendem a utilizar rodas Porsche mais novas, porém os puristas sempre utilizam as BBS raiadas. 

No Brasil o movimento foi apoiado pela Dacon, concessionária da Volkswagen que fazia o maior sucesso no Brasil nos anos 70 por ser a representante nacional da Porsche. Alguns modelos nacionais como a Brasilia e o Karman Guia recebiam mecânica Porsche e acessórios no melhor estilo German Look e eram cobiçados pelos “playboys” da época.

Era comum as pessoas falarem “coloquei no meu possante um jogo de talas largas” geralmente rodas de ferro re-soldadas para imitarem os efeitos conseguidos pelas rodas BBS alemãs. 

Hoje no Brasil é um estilo um pouco esquecido entre os mais jovens, principalmente pela febre gerada no filme Velozes e Furiosos, onde a cultura “Import Cars”, foi embutida na cabeça das pessoas como uma mensagem subliminar.



Texto de Rosalvo Neto

5º Encontro Sul Americano de Carros Antigos - Santa Cruz do Sul/RS


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Matinal no Domingo 26/05


Boa Noite Pessoas..

No próximo domingo dia 26/05, estaremos fazendo um matinal a partir das 8hrs, apenas para nos reunir, matear e curtir um pouco de nossos VWs nesse tão bom frio que esta fazendo na cidade.
O que vai diferenciar nessa manhã, é que estaremos abrindo a oportunidade de conhecer você que aprecia VWs a AR e mostrando um pouco mais do clube a sociedade Saoborjense que se fizer presente no local.

Lembrando: O local é publico, não se trata de um evento do clube, apenas uma reunião matinal dos amigos e associados do São Borja Fusca Clube. 
Não disponibilizaremos Erva Mate/água, o que podemos oferecer é simplesmente uma boa conversa e possíveis novas amizades!

SBFC.




segunda-feira, 20 de maio de 2013

Varal Solidário - Campanha do agasalho

Boa noite Pessoal

Hoje foi nossa vez de fazer parte neste inverno solidário 2013, que a cada dia que passa faz mais frio aqui em São Borja/RS.



Nesta final de semana que passou nos reunimos a fins de juntar dos demais Associados do São Borja Fusca Clube algumas peças de roupas, e demais agasalhos, para contribuir com a campanha realizada pela Acisb (Varal Solidário).

Representando o Clube, nosso associado Henrique Menezes fez a entrega dos agasalhos no dia de hoje.

Agradecemos em especial atenção do Alex e da Mirela que nos receberam muito bem e as demais pessoas que já fizeram sua parte nas doações do Varal Solidário da Acisb.


 Para colaborar com a campanha, junte as doações de sua empresa ou grupo, entre em contato com a Acisb pelo fone (55) 3430-9595 ou comunica@acisb.com, com Mirela.

A campanha vai estar arrecadando até o dia 25 de maio. Ajude você também a encher esse varal.

 

domingo, 19 de maio de 2013

Legalização para a alteração de suspensões...

 
 
Legalizar veículos com suspensões alteradas é uma realidade há muitos anos. O que ocorre é que nossas Leis, são feitas em sua maioria por pessoas sem conhecimento algum ou com pouco conhecimento, o que resultou na aprovação de uma Resolução que permite que apenas alguns modelos de veículos, possam passar nas avaliações, enquanto outros nunca conseguirão.
 
Para legalizar um veículo, a altura mínima que ele pode ter é 50 cm. (alguns citam 48 cm) da base do farol baixo, até o chão em uma superfície plana.
Os Fuscas originais em sua totalidade atingem 47 cm., visto a posição dos faróis nos paralamas em relação ao chão.
 
O que queremos é iniciar um movimento, para que não somente os Fuscas, mas outros veículos que queiram andar dentro da Lei, possam ter suas medidas reais, apresentadas no Documento do veículo, possibilitando assim, andar legalmente pelas ruas.
 
São Borja Fusca Clube e outros vários clubes também apoiamos esse movimento idealizado pelos amigos do Olders Bahn Volks/Passo Fundo Fusca Clube. Se você também apoia, ajude-nos compartilhando, postando em seu blog, nas redes sociais,etc.

Reunião Mensal 18/05

Algumas fotos dos fuscas ontem na reunião mensal!! :D





 
Bom domingo a todos!

terça-feira, 14 de maio de 2013

9 Motivos para comprar um fusca.


1º motivo: custo benefício
custo benefício 
Começo pelo motivo mais óbvio, custo benefício, é mais barato ter um carro antigo do que um carro novo. É muito mais em conta, porém com algumas ressalvas. Não é qualquer Fusca que tem manutenção barata, um Fusca da década de 50 com motor e caixa originais pode trazer alguma dor de cabeça na hora da retifica ou substituição de peças, já modelos mais recentes como de 70 ou 80 são bem mais acessíveis. Além disso o valor de um Fusca é bem menor que um outro carro mais novo, embora o fusca valorize a cada dia.
Exemplo: Um Fusca que custa uns R$ 6 mil com certeza está em melhores condições que um Fiat Tempra no mesmo valor e 10 anos mais novo.
Outra comparação é saber que esse Fusca de 6 mil vai a qualquer lugar que um carro zero de R$ 30 mil vai. pode levar um pouco mais de tempo, mas vai.
2º motivo: relativa economia
fusca é um carro econômico? 
O Fusca nunca foi o carro mais econômico do mercado, nem em seu tempo e nem hoje. Pode ser que por algum momento onde a importação estava proibida ou quando teve a crise do petróleo mundial, o Fusca tenha sido a melhor opção de carro econômico. Hoje temos carros novos que com alta tecnologia e injeção eletrônica que fazem mágica com o combustível, mas mesmo assim um fusquinha 1300 bem regulado pode andar bem e gastar pouco combustível. O Fusca pode não ser o carro mais econômico, mas sem dúvida não é o mais beberrão.
3º motivo: velocidade reduzida
velocidade segura 
Salvo os casos de customização e preparação de motores um fusquinha mantém uma velocidade muito segura, ainda mais se o proprietário quiser mantê-lo o mais original possível. Passar de 110km/h em um 1300 é tarefa difícil e se levar em conta os pneus originais, dificilmente o motorista vai se aventurar em “alta” velocidade, isso pode ser um fator positivo, raramente se vê um Fusca acidentado por excesso de velocidade, e convenhamos para que essa pressa toda?
Ok, ok. um carro 2.0 é ótimo em subidas ou quando se anda com 5 pessoas dentro do carro. Mas o fusca provavelmente fará o mesmo percurso só que deve-se levar a paciência com você
Muitos Fuscas são até muito potentes, um 1600, por exemplo, é um canhão, mas com o carinho que você terá pelo carro dificilmente irá colocá-lo em situações de risco.
4º motivo: teste de namorada e amigos
Teste de Namoradas 
Esse benefício é um tanto incomum, mas veja bem. Se você for um fusqueiro(a) solteiro(a) provavelmente quando começar um relacionamento será colocado à prova, piadinhas e insinuações virão a respeito por parte de seu namorada(o). Até chegar ao ponto da celebre frase “ou o Fusca ou eu!”. Graças ao Fusca você poderá testar a tolerância da sua namorada(o) antes de se aventurar por um relacionamento mais sério. Por outro lado se sua namorada(o) gostar muito do Fusca e acabar querendo comprar um só pra ela, case-se imediatamente, não a perca para outro fusqueiro(a).
Quanto aos amigos é o seguinte, experimente estacionar o Fusca próximo a uma roda de amigos, comece pelos comentários que farão respeito do fusca e termine a amizade com aquele que se apoiar no capô e colocar o pé no para-choque.
5º motivo: manutenção
manutenção simples 
Totalmente ligado ao item custo benefício, a dificuldade de manutenção de um Fusca, ou carro antigo qualquer, está proporcionalmente ligada a sua idade e popularidade.
  • Quanto mais antigo = mais difícil encontrar peças
  • Quanto mais popular = mais barata a manutenção
A popularidade do Fusca é indiscutível, porém muitos Fuscas foram maltratados com o passar dos anos, então existe muito mercado para mecânico, mesmo assim o Fusca ainda possui uma manutenção relativamente barata. Um serviço prestado em um carro novo mesmo que seja simples pode ser mais caro que um serviço feito em um carro de tecnologia antiga.
O necessidade de Especialização não aparece no currículo do mecânico que vai consertar o fusca. Qualquer um sabe fazer um serviço no Fusca. A única ressalva é justamente essa: qualquer um “sabe” fazer um serviço no Fusca. Está cada vez mais difícil encontrar quem tope fazer um serviço no Fusca, ou ainda, um que saiba realmente fazer.
6º motivo: ser reconhecido
Um fusca se destaca 
Às vezes não é um beneficio, mas ter um Fusca bem inteiro, reluzente e que chama atenção facilita ser reconhecido, toda semana encontrar alguém que o viu em um determinado lugar, graças ao carro.
Encontrar amigos ou ser encontrado pode render uma boa conversa e até mesmo uma carona em dias difíceis. Mas cuidado com saídas de motel, sempre tem alguém olhando rsrsr.
7º motivo: ser a alegria das crianças
fusca alegria das crianças 
Por mais de uma vez temos esse prazer, crianças acenam de dentro do ônibus, das calçadas e até de dentro do carro zero do papai. “olha mamãe, um fusquinha!”.
Isso realmente não tem preço, e se você responder de volta com uma buzinadinha e um aceno a criançada retribui com um sorriso espantado no rosto. Plantar o gosto dos fusquinhas nas crianças nos faz querer que elas sejam adultos mais conscientes e menos inconsequentes como alguns adolescentes que estampam a primeira página dos jornais.
8º motivo: se sentir parte da história
Se sentir parte das História 
Quando você compra seu primeiro Fusca não espera o que vem em seguida. Se você cair de cabeça nesse mundo vai conhecer um carrinho bem simpático que fez parte da história mundial e da nossa história também.
Conhecer varias curiosidades onde o Fusca esteve envolvido é demais. Se quiser ir mais fundo vai acabar querendo saber mais do ano de fabricação do seu Fusca, um dia você vai se ver folheando revistas de época e escutando musicas antigas. Como conhecimento nunca é demais, você perceber que aprender sobre o passado é muito bom, nos trazendo uma grande nostalgia, e se você não viveu há 50 ou 40 anos vai experimentar um sentimento de saudade do que não teve. Ao tentar resgatar esse passado de civilidade, convivência e respeito ao próximo, seria errado pensar que isso nos faz ser pessoas melhores a cada dia?
9º motivo: fazer amigos
fusca imã de amigos







Você não iria lá falar com ele?
Sem dúvida o melhor de todos os motivos para se ter um Fusca.
Se você não gosta de fazer amigos não compre um Fusca, ande de carro zero com película nos vidros. Não tem como explicar isso, apenas tendo um Fusca para saber.
Todo santo dia que você usar seu Fusca terá a oportunidade de fazer amigos novos, bater um bom papo, ajudar ou ser ajudado por alguém. Basta está aberto a novas amizades.
  • Pode ser do sujeito que vem querendo comprar seu carro;
  • Pode ser da senhora que diz ter um igual há 20 anos;
  • Pode ser do senhor que nunca viu na vida, mas te pega pelo braço para mostrar o Fusca dele;
  • Pode vir do fusqueiro enrascado parado no acostamento que você parou para ajudar;
  • Pode ser daquele que parou para te ajudar;
  • Pode ser até daquele parente distante que ficou próximo, pois ele também tem um Fusca;
  • E pode ser daquele sujeito do outro lado do pais que você conheceu pela internet que tem um Fusca igual ao seu e tem uma peça sobrando e faz questão de te enviar por Sedex, pois você precisa muito dela.
Enfim, fazer amigos é o maior motivo para se ter um Fusca, seja ele original, mexido, zero bala ou caindo aos pedaços, Fusca é ímã de amigos.


Creditos.:  www.manualfusca.com.br

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PumaKit - Apimentando o motor VW


  
  Nos anos 70 a Puma desenvolvia diversas peças para aperfeiçoamento da mecânica de seus carros comercializados e a partir de 1974 seu catalogo foi amplamente divulgado com centenas de peças e equipamentos desenvolvidos para apimentar qualquer motor VW a ar.
  
Emblema PumaKit

  Os produtos eram conhecidos como PumaKit, dentre eles se destacavam os escapamentos (lembrados até hoje como escape Puma), as rodas de magnésio e a dupla carburação. As peças faziam a cabeça dos jovens da época, e hoje continuam servindo como referência para as personalizações.

PumaKit - Propaganda da revista Quatro Rodas da época

Clique AQUI para download do manual de instalação da dupla carburação PumaKit.

Fonte:  Puma Classic

26/05 - Fusca Show - Novo Hamburgo/RS


10º Encontro de Fuscas e Derivados de Novo Hamburgo, dia 26 de maio nos pavilhões da Fenac.

Maiores informações: www.clubedofuscanh.com.br/fuscashow