São Borja Fusca Clube

Brasília do Associado Adilson

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Clinton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Eder

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Everton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Nilton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Henrique

domingo, 30 de junho de 2013

Utilizando Corretamente os Faróis de Milha e Neblina

  Inúmeros condutores de veículos automotores desconhecem as finalidades das lanternas de neblina, dos faróis de neblina e os de milha. Alguns acreditam que podem ser utilizados durante o dia, outros que podem utilizar o farol de neblina no lugar do farol baixo e quase a totalidade dos condutores não conhecem as diferenças entre um e outro farol. Também é comum avistarmos condutores que utilizam-se das lanternas de neblina em noites de tempo bom.

  Ocorre que nestes casos os condutores que utilizam indiscriminadamente estes dispositivos acabam por cometerem infrações de trânsito e prejudicam a visão dos demais condutores e até dos pedestres que eventualmente precisam cruzar uma via publica. Para entendermos melhor a correta finalidade de cada dispositivo precisamos consultar a Resolução 227/07 do CONTRAN que estabelece os requisitos de cada item.




  Farol de neblina – De acordo com o ANEXO 1 da referida norma o “Farol de neblina dianteiro” é o farol utilizado para melhorar a iluminação da via em caso de neblina, nevasca, tempestade ou nuvem de poeira. Devem estar aposicionados o mais próximo do solo (instalados junto ao pára-choque dianteiro), um farol em cada extremidade frontal do veículo. Sua utilização deve sempre ser realizada em situações descritas acima sendo vedada a utilização apenas do farol de neblina durante a condução do veículo, haja vista o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) exigir a utilização do farol baixo durante a noite. Apesar de seu uso indiscriminado, em virtude do facho de luz possuir pouca amplitude, iluminando basicamente o solo (serve para destacar os dispositivos refletivos instalados no solo de uma via publica e desta forma delinear o trajeto do veículo), sua utilização não causa incômodo aos demais motoristas.



  Farol de milha – O farol de milha, de acordo com a Resolução 227/07 do CONTRAN é um farol adicional, de facho de luz concentrado e de alta intensidade, semelhante ao farol de luz alta, destinado a auxiliar a iluminação, à distância, à frente do veículo. Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos para os faróis de luz alta e somente poderão entrar e permanecer em funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta. O farol de milha incomoda bastante a visão dos demais condutores e seu uso indiscriminado pode resultar em infração de trânsito, previsto no CTB. Em virtude de estarem instalados, quase que sempre, junto ao para-choque, é confundido com faróis de neblina justamente por sua posição.



  Lanternas de neblina – Outro dispositivo que chama a atenção pos seu uso indiscriminado é a lanterna de neblina. A norma do CONTRAN descreve o dispositivo como uma lanterna utilizada para tornar o veículo mais facilmente visível, pela traseira, em caso de neblina densa. Se existir somente uma lanterna de neblina traseira ela deve estar no lado oposto ao lado previsto para a circulação do tráfego, isto é, no lado direito do veículo. A lanterna de neblina traseira só pode ser ligada, se os faróis alto, baixo ou faróis de neblina dianteiros estiverem ligados, respeitando as condições climáticas no que se referem a neblina densa ou forte chuva, em virtude de sua alta intensidade de luz. Seu uso indiscriminado causa incômodo aos motoristas que eventualmente trafegarem atrás.




Infrações descritas no CTB
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece sanções administrativas aos condutores que deixam de utilizar ou utilizam de forma errônea o sistema de iluminação. Acompanhe abaixo a descrição de cada infração que um condutor pode incorrer referente à iluminação do veículo:

Artigo 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:

Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Esta infração se aplica aos condutores que utilizarem-se de faróis alto ou de milha de forma indiscriminada, atrapalhando a visão dos demais condutores.

Artigo 250. Quando o veículo estiver em movimento:

I – deixar de manter acesa a luz baixa:

a) durante a noite;

b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública;

c) de dia e de noite, tratando-se de veículo de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas ou pistas a eles destinadas;

d) de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores;

(…)

Infração – média;

Penalidade – multa.

Neste caso, a utilização do farol de neblina em substituição ao farol baixo representa infração de trânsito. O farol de neblina não possui o mesmo alcance do farol baixo dando a falsa impressão de visibilidade ao condutor.

O CONTRAN publicou a Resolução 18/98 em que se recomenda o uso dos faróis baixos durante o dia, para facilitar a visualização do veículo e percepção dos demais condutores. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Passo Fundo Volks Jam 13 - Fotos do Evento

  Boa noite pessoal, São Borja esteve representado no “Passo Fundo Volks Jam” realizado na cidade de Passo Fundo, nos dias 22 e 23 de junho. O evento, que está na sua décima terceira edição, é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, comemorado anualmente no dia 22 de junho. Esta edição contou com a presença de mais de 450 veículos, entre Fuscas e derivados, de vários estados entre eles São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul além do Uruguai, cerca de 6000 pessoas prestigiaram o evento.

  Seguem as fotos: