terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Protetor de Cárter – Vale ou Não o Investimento


O protetor de cárter não é um item de uso obrigatório no Brasil, esta longe disto. Nas concessionárias, normalmente é vendido como acessório, salvo veículos off-road, onde o item é indispensável. Mas para você, proprietário de um antigo, vale ou não equipar o carro com o protetor de cárter?

Cárter do Motor do Fusca

A principal função dessa estrutura, que normalmente é fabricada em aço, é proteger o recipiente que aloja o óleo lubrificante do motor (o cárter), assim como outras partes, a exemplo de correias, compressor do ar condicionado e alternador. Nos EUA é raro um carro ter o componente. Em algumas regiões da Europa, normalmente castigadas pela neve, o acessório é utilizado para proteger as partes baixas do motor da corrosão causada pelo sal, que é utilizado para derreter a neve.

Opção de Protetor de Cárter para o Fusca

Aqui no Brasil não sofremos com a neve, mas temos outros problemas: pavimentação defeituosa, lombadas não niveladas, buracos e tudo mais que você possa imaginar, ou seja, é muito fácil levar uma pancada no cárter.
Para o Fusca e seus derivados existem no mercado dois modelos básicos, onde os preços variam de R$70,00 a R$140,00. O investimento compensa, pois protege partes muito sensíveis do motor, onde qualquer prejuízo pode ser grande, exigindo reformas ou intervenções em motores muitas vezes ainda originais.


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