São Borja Fusca Clube

Brasília do Associado Adilson

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Clinton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Eder

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Everton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Nilton

São Borja Fusca Clube

Fusca do Associado Henrique

quinta-feira, 19 de março de 2015

É Neste Domingo: 2º Encontro de Carros Antigos de Santo Ângelo!

Neste domingo 22/03 todos os caminhos te levam para o 2º Encontro de Carros Antigos de Santo Ângelo, realizado pela Avant - Associação de Veículos Antigos de Santo Ângelo. O evento será realizado no parque de exposições Siegfried Ritter e as inscrições para expositores podem ser feitas antecipadamente através do site da Avant.



Acesse o site da Avant e inscreva-se: AVANT

terça-feira, 17 de março de 2015

Cuide da Pintura do seu Carro: Ceras Líquidas, Qual a Melhor Opção?

Em tempos de aquecimento global é possível perceber sem fazer uma análise profunda que o sol nos parece mais quente. Principalmente durante o verão, as temperaturas passam dos 30º C todos os dias, e o efeito dos raios ultravioleta (UV) pode ser perigoso. Assim como vale a pena proteger a pele e usar um bom protetor solar, a superfície do carro também sofre com os efeitos das queimaduras ocasionadas pelo sol. A solução - para o carro, fique bem claro - é usar produtos adequados para proteger o verniz, a última camada aplicada sobre a pintura para evitar que as contaminações, sujeira e o efeito do sol estraguem o brilho do seu automóvel. Confira as dicas enviadas pela Rodabrill, fabricante de produtos de limpeza automotiva, para deixar seu carro protegido nesta época de temperaturas tão altas:



- Sempre que possível, deixe seu automóvel estacionado sob a sombra. O sol a longo prazo é capaz de estragar os bancos, revestimentos e danificar o verniz da pintura, o que pode comprometer o brilho do seu carro. Usar aquelas telas reflexíveis por dentro do pára-brisa ajuda a filtrar o efeito dos raios ultra-violeta, e também diminui a temperatura do interior;

- Lave seu carro sempre na sombra e evite lavagens a jato ou rolos automáticos que riscam a pintura. Em casa, use um shampoo lava autos ou detergente neutro com a diluição adequada. Lave o carro de cima para baixo, para que a sujeira da parte inferior não fique impregnada na esponja e risque o carro inteiro. Depois de lavar e enxaguar, seque o carro com um pano macio – sempre longe do sol;

- Mantenha a superfície do carro encerada, e prefira produtos de alta qualidade que tenham carnaúba ou proteção contra raios UV em sua formulação. Lembre-se que para ter os melhores resultados é preciso seguir as instruções do fabricante, para oferecer a proteção desejada e o rendimento correto. Use cera líquida, que é mais prática e fácil de aplicar ou a cera em pasta, que rende mais;

- Ao encerar o carro aplique o produto usando movimentos circulares com uma esponja, estopa ou algodão de polimento, uma peça por vez. Não encere o carro inteiro para depois retirar a cera. Prefira panos de microfibra que evitam riscos, para dar o brilho desejado;


- A cera líquida aplicada em lava-rápido adicionada ao sabão ajuda, mas não é suficiente para proteger o verniz do carro e ainda pode reagir se exposta ao sol, causando manchas. Se for aplicar, é fundamental que seja feito à sombra;


- Ao fazer um polimento ou cristalização, evite a aplicação de produtos abrasivos com solventes, que podem destruir a camada protetora da pintura do seu carro (o verniz). Não permite que esse procedimento seja aplicado em ambientes abertos, pois a sujeira pode se misturar aos produtos e riscar o carro;



- Cuidado com fezes de pássaros e outros dejetos orgânicos como seiva de árvore: o ácido corrói a pintura a longo prazo. Por isso não deixe que esses resíduos grudem e sequem sobre a superfície da pintura. Lave com água corrente e sabão neutro sem esfregar, evitando assim estragos e prejuízos futuros;

- Mantenha os vidros limpos pois a superfície costuma acumular ácido, fuligem, poluição e a sujeira do meio ambiente.

- Aplique o limpa-vidros e seque com um pano bem seco e macio ou flanela de microfibra. Se não tiver o produto específico, use uma solução de álcool e água para limpar e um pano seco para remover;

- Aplique produtos de proteção nas partes plásticas externas e internas, que hidratam o plástico e renovam o brilho, mas evite
fórmulas gordurosas. Caso a superfície esteja esbranquiçada, use produtos especialmente formulados para recuperar o brilho;

- Também é importante hidratar o couro, mas antes disso recomenda-se a higienização do carro para facilitar a ação do hidratante. Cuidado com produtos cosméticos feitos para hidratar a pele pois estes contém parafina que é prejudicial ao couro;

- O uso de película protetora também evita a incidência direta de raios solares. No entanto, fique atento aos limites permitidos por lei, e não aplique a película no para brisa.

Ceras líquidas, qual a melhor opção?

Você é daqueles que adoram cuidar do carro em casa, mas anda meio sem tempo para gastar quase uma hora só para encerar a pintura? Pensando nesse público, hoje existem no mercado diversas marcas de ceras líquidas que ajudam a diminuir o esforço e o tempo da aplicação em até 50%. Para descobrir qual entrega mais brilho pelo menor trabalho, selecionamos as quatro marcas mais vendidas do mercado, segundo lojistas especializados: Radiex, Proauto, Grand Prix e AT&T Williams.

“Apesar de serem ceras líquidas, não se deve achar que elas servem também como lavagem, como alguns acreditam. Nunca espalhe na carroceria sem que ela esteja completamente limpa”, diz o especialista Roberto Forestieri. “E é sempre recomendável que se faça a cada dois meses uma aplicação de cera em toda a pintura, para manter o brilho.”

A usuária Alessandra Falletti, cuidadosa dona de um CrossFox preto, também testou as ceras e na hora de eleger sua preferida concordou com nosso especialista. “Ao verificar o brilho dois dias após a aplicação, notei uma ligeira vantagem para a cera da Radiex, mas acabei deixando em primeiro lugar a da Grand Prix porque tem aplicação mais fácil”, diz.




Pronto Brilho Grand Prix




ESPECIALISTA NOTA:9
“Foi a que obteve o brilho mais rapidamente. Além disso, a aplicação deu menos trabalho, e ainda formou uma película protetora superior. A vantagem é que não precisou secar para obter o brilho. Em pinturas claras, o resultado foi melhor.”

USUÁRIO(A) NOTA:8
“Ela deixou a superfície mais lisa e com brilho mais nítido. É a mais fácil de aplicar, pois com pouco tempo se consegue o brilho desejado. O rótulo é bem explicativo e ilustrativo.”




CR-521 Radiex



ESPECIALISTA NOTA:8
“Removeu mais facilmente as manchas e os riscos superficiais de pano, típicos de lavagem, possivelmente porque sua composição é mais oleosa e cremosa. Por outro lado, dá um pouco mais de trabalho que a da Grand Prix.”

USUÁRIO(A) NOTA:7,5
“É o que tem a melhor consistência, mas é mais difícil de espalhar que a Grand Prix. Exigiu duas aplicações para que ficasse com o mesmo brilho, tomando mais tempo.”




Auto Brilho Proauto



ESPECIALISTA NOTA:6
“O brilho que deixou na pintura foi bom, mas tem a desvantagem de ser a única cera líquida que não pode ser aplicada sob o sol, e menos ainda com a carroceria quente, pois pode manchar ou até queimar a pintura.”

USUÁRIO(A) NOTA:6
“O cheiro não é tão agradável como o da Williams, porém deu o brilho prometido. Só demorou mais do que as outras e é a única que pede para não ser usada sob o sol.”



High Performance AT&T Williams



ESPECIALISTA NOTA:5
“É de fácil aplicação apenas para quem já tem prática, pois exige que se faça força para dar o lustro. É preciso ainda esperar secar antes de dar o acabamento, tornando o trabalho mais demorado.”

USUÁRIO(A) NOTA:6,5
“É boa na consistência e no rendimento e o rótulo traz informações concisas. Deixou a lataria com mais brilho que a da Proauto, só que, por ser azul, manchou um pouco a mão.”




Fonte: AutoMaisTV e Revista Quatro Rodas










segunda-feira, 16 de março de 2015

2º Volks Machine - Fusca Clube Panambi

Confira algumas fotos do 2º Volks Machine, encontro de Fuscas e derivados realizado pelo Fusca Clube Panambi nos dias 7 e 8 de março. Durante o evento o São Borja Fusca Clube foi agraciado com o troféu de Clube Amigo.

Folha de São Borja - Edição 3901 - 14/03/2015


Everton Rocha e Henrique Menezes representando o São Borja Fusca Clube
recebem o troféu de Clube Amigo das mãos de Maiquel Toebe

 







 


Parabéns a toda equipe do Fusca Clube Panambi pelo excelente final de semana que proporcionaram a todos os amantes da cultura VW que prestigiaram o evento. Agradecemos ao Sr Edson Arce a gentileza da publicação na Folha de São Borja.

segunda-feira, 2 de março de 2015

De Olho Nas Borrachas Para Evitar Infiltração


Não é preciso encarar locais alagados para entrar água no carro. Basta falta de cuidado com borrachas de porta, por exemplo, para o habitáculo ser “invadido”. Especialmente se o carro estiver parado em um local ruim, como rente à uma guia em descida. Foi o que ocorreu com o comerciante Cláudio Delbiagi. Surpreendido por uma forte chuva de verão que assolou o bairro do Ipiranga, em São Paulo, seu hatch importado recebeu uma bela poça no assoalho dianteiro. “Quando consegui chegar ao carro e abri a porta, não acreditei no que vi! Dava para tirar a água de canequinha”, relata. “Depois fui olhar a borracha que veda a porta do motorista e notei que estava solta no centro. Só isso bastou para ter o aguaceiro que causou mau-cheiro por dias”.


Segundo o analista técnico do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin, a qualidade das borrachas de portas dos veículos – chamada de guarnição – varia bastante. “Somente a espessura das guarnições não determina a qualidade de vedação das portas. De maneira geral, modelos off-road e picapes são feitos para suportar melhor o ataque tanto de água, como de terra e resíduos”.

Segundo o expert, “desenho e a distância entre as portas e a carroceria, por exemplo, também influenciam na valentia (ou não) do veículo contra água. São locais nos quais raramente se limpa ao lavar o carro. Por isso, podem sofrer deteriorações graças a presença de resíduos”. Todas portas contam com um orifício de dreno para água, locais que podem estar obstruídos e valem checagem.

Borrachas ressecadas podem facilitar a infiltração

Segundo Burin, a melhor maneira de limpar as guarnições de portas é passando um pano umedecido em água. Se estiver muito sujo, deve-se usar detergente neutro. O uso de silicone líquido pode até proteger a borracha a longo prazo, mas acaba por impregnar mais resíduos.
Não há um tempo de vida pré-determinado para as guarnições. Assim como demais borrachas, elas sofrem com tempo de uso e calor excessivo. Por isso, podem até encolher de tamanho e a vedação fica insuficiente. Borrachas com ondulações e deformações também deixam a água e resíduos adentrarem o habitáculo.
leia também


Nestes casos, o ideal é trocar as guarnições em concessionária ou oficinas especializadas em borrachas e pára-brisas. E por falar no grande vidro dianteiro, este é outro local em que pode haver infiltração. “Quando você compra um carro usado, por exemplo, não sabe se o pára-brisa foi trocado. Atualmente colados na carroceria, devem ter o serviço de reposição bem executado. Do contrário, a água tende a escorrer aos poucos pelo painel do carro”, diz o técnico.

Outros locais que valem checagem visual são os selos da parede corta-fogo do motor, locais por onde passa o cabo de embreagem e chicotes. “Estes selos não foram feitos para resistir a uma enxurrada. Se estiverem rasgados ou em mau-estado, são locais a serem checados/trocados”. E Burin completa: “Abaixo do assoalho dianteiro também há outros selos, que tapam os orifícios responsáveis pela saída de elementos químicos após a pintura na montadora. Embora sejam herméticos, podem ter se soltado ou deformado. Estes sim, podem ser grandes causadores de entrada de água”, completa.


Substituição das borrachas

Carros com teto-solar também podem sofrer com infiltração, muitas vezes por falta de hidratação do tecido que veda e circunda a “janela superior”. O cuidado deve ser feito usando vaselina específica, encontrada em lojas que trabalham com tetos-solares.

Por fim, deve-se regular o fechamento das portas – em especial nos carros usados. Trata-se de algo simples: é feito por parafusos de borracha com rosca, que dão mais ou menos pressão na hora de fechar uma porta ou a tampa traseira.

Pode parecer besteira, mas após encarar uma bela enxurrada tropical, estes pequenos cuidados (e gastos) parecerão muito maiores e mais importantes!



por GUILHERME SILVEIRA
Fonte: Revista Auto Esporte - acesse AQUI

domingo, 1 de março de 2015

Matinal São Borja Fusca Clube

Domingo foi dia de matinal, o encontro foi realizado no prédio da estação férrea de São Borja.